terça-feira, 28 de novembro de 2017

Dica de Filme

Mulher Maravilha 

Lançamento: 1 de junho de 2017 no Brasil  
Direção: Patty Jenkins
Nacionalidade: Reino Unido, França e Itália
Duração: 141 minutos    
         

O desenvolvimento de um filme da Mulher-Maravilha estava em andamento desde 1996, com o projeto passando por várias pessoas.  As filmagens começaram no final de novembro de 2015, com filmagens ocorrendo no Reino Unido, França e Itália antes de terminar em 19 de maio de 2016.  O filme conta a história de uma menina chamada de Princesa das Amazonas, Diana, que foi criada por sua mãe, a rainha Amazonas, em um reino aonde ela é treinada por suas tutoras para ser uma guerreira. Porém, tudo muda quando em seu reino entra em uma guerra contra soldados britânicos e ela conhece um humano chamado Steve Trevor e Diana se envolve em uma aventura perigosa com o objetivo de matar Ares, um deus muito forte. 

                                                                
28 de novembro de 2017 
Por Maria Eduarda de Oliveira e Diogo B. Gebert 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Semana Farroupilha

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha.
Nos dias 18,19 e 21 de setembro aconteceu uma gincana sobre a semana farroupilha na escola São Virgílio e todos os alunos, do primeiro ao nono ano, participaram com professores e alguns pais.
As professoras Daniela Muraro e Luciana Giacomelli foram responsáveis pela organização da Gincana. Promovendo diversas atividades para as equipes como: caracterizar o seu QG de acordo com o tema da gincana; organizar um desfile onde cada equipe teve que apresentar o nome da mesma; o grito de guerra e a bandeira. Cada equipe criou uma paródia com a música Gritos de Liberdade (Grupo Rodeio) com o tema bullying na escola. Logo mais tiveram que procurar as suas próprias tarefas e confeccionar um gaúcho e uma prenda em forma de fantoches; escreveram receitas da culinária gaúcha e cada equipe escreveu a página de um diário gaúcho e encenou.

Enfim, a gincana foi divertida e tivemos quatro equipes participantes, o primeiro lugar ficou com a equipe Tchê Bagual, o segundo lugar Herdeiros do Sul, terceiro lugar Ala Pucha Tchê e o quarto lugar com a equipe Raízes do Sul.  


  
27 de novembro de 2017
Por Diana O. Boschetti, Eric Pagliarin e Evandro Casanova

Física

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, sem seus aspectos mais gerais; analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. A Física busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.

Nas aulas de ciências, os alunos do 9° ano, junto com a professora Noeli Dal Prá Catusso, organizaram um trabalho de física sobre as Leis de Newton.









27 de novembro de 2017
Por Alice Stefanon e Marina Perini 

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Máscaras Africanas

Os alunos do 6º e 7º ano fizeram um trabalho de artes sobre máscaras africanas com o auxílio da professora Noeli. De acordo com Joelza Ester Domingues, mestre em história, as máscaras africanas são importantes, pois são elementos de identidade cultural de cada etnia atestando a riqueza e a complexidade do patrimônio cultural africano.        


 07 de Novembro de 2017 
Por Maria Eduarda Oliveira e Diogo Gebert 

Seminário Regional

Nos dias 19 e 20 de julho de 2017, a aluna da Escola São Virgílio, Juliana Schneider Padilha da Rosa, participou do Seminário Regional: Reflexões sobre Ferramentas Metodológicas Colaborativas para Potencializar Aprendizagens, promovido pela 4º Coordenadoria Regional de Educação.
O seminário tinha a intenção de juntar alunos e professores para discutir uma solução para melhorar a educação e acabar com o bullying escolar. Além da aluna Juliana, alguns professores e a direção também participaram do seminário.
Conforme relato da aluna: ”Quando começou confesso que não estava muito legal, mas depois tudo começou a fazer sentido, eu ouvi e aprendi muitas coisas interessantes”.   


7 de Novembro de 2017
Por Alice Stefanon e Marina Perini